Eu digo e repito: bailarinos são artistas, mas também atletas. Há grande demanda física, acrescida de particularidades como en dehors, ponta, amplitudes extremas, que fogem do anatômico e fisiológico, do que o corpo humano foi “feito” para fazer. Isso gera sobrecarga de ossos, músculos e articulações, e deixa o bailarino constantemente vulnerável a dores e lesões. E as lesões acontecem. Frequentemente. Desde aquela “dorzinha no joelho quando faço plié”, “quadril estalando”, “tendinite no tornozelo” até lesões mais graves e impactantes.
Isso muitas vezes pode ser reduzido com ajustes na mecânica corporal. Melhorando a amplitude de uma articulação, fortalecendo um músculo específico, enfatizando o alongamento daquele músculo que está menos alongado que os demais. Ou seja: há como ajustar o corpo do bailarino para que se adapte melhor ao estilo de dança que desempenha e tenha menos dores e lesões!
A avaliação pré-temporada (ou pré-participação) tem o objetivo de descobrir as particularidades do corpo de cada bailarino, desde profissional até quem faz apenas algumas aulas por semana. Utiliza uma série de testes fisioterapêuticos embasados cientificamente, que dão informações sobre o risco de lesão e os pontos fortes e fracos de cada um. A partir dessas informações, os ajustes podem ser feitos – através de acompanhamento fisioterapêutico, preparação física adequada ou, em alguns casos, com apenas alguns exercícios que podem ser realizados antes do ensaio ou em casa! É uma forma de prevenir lesões e melhorar o desempenho do bailarino, por agir exatamente onde o corpo dele precisa.
Equipes de diversas modalidades esportivas, profissionais e amadoras, já se submetem periodicamente à avaliação pré-temporada. O número de lesões reduz drasticamente e o desempenho só melhora.
Se o bailarino é um artista-atleta, também deve ser visto e tratado como atleta. É possível dançar com saúde!
Quer saber mais? Então, entre em contato com a Dinâmica no telefone (31) 3223-2210 e marque uma avaliação.
Carolina Marques | CREFITO 4 – 131090-F
- Fisioterapeuta formada pela PUC-MG
- Especialização em Biomecânica da Atividade Física e da Saúde (Estácio de Sá)
- Mestranda em Ciências da Reabilitação (UFMG)
- Formação no Método McKenzie/MDT
- Formação Internacional em Trilhos Anatômicos
- Formação em Síndrome de Dominância Muscular pelo Núcleo de Excelência em Fisioterapia (NEF)
- Fisioterapeuta da Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação (setor ortopedia adulto) (2009-2015)